sábado, 25 de abril de 2009

ONE PIECE

Não é novidade pra ninguém (creio eu) que eu gosto de animes (animes, seriados, filmes, games e nerdices adjacentes hehehehe). Tenho muito pra falar sobre muitos deles. Mas não poderia adiar mais pra falar desse que considero a melhor obra de aventura/comédia/drama que já assisti em termos de série animada: One Piece!

(Antes de mais nada, só pra registrar, tou escrevendo esse post por causa do capítulo dessa semana que foi por demais surpreendente e empolgante!!!!!!!!!!!!!!!!)

Mas o que é One Piece?

One Piece é uma história criada pelo gênio Eiichiro Oda (ou Eiichiro FOda para alguns fãs!) sobre um garoto que sonha em se tornar o maior pirata de sua era. Isso seria um resumo do resumo do resumo, e reduzir a história a apenas isso é no mínimo um pecado! A grandiosidade por trás de toda a fábula e toda magia é muito, mas muuuuito mais que isso!

Destrinchando alguns detalhes: One Piece conta a história do garoto chamado Monkey D. Luffy (posteriormente conhecido como Luffy do Chapéu de Palha) que, influenciado por Shanks, o Ruivo (uma espécie de padrinho pirata de Luffy) e por Gold Roger (a maior lenda pirata já existente e que futuramente descobre-se que esse não é exatamente seu nome e que não irei dizer aqui, óbvio!) decide enfrentar os oceanos em busca do maior de todos os tesouros: o tesouro chamado "One Piece" (entendeu aí o motivo do anime ter esse nome?).

Saindo para o mar, Luffy busca pessoas pra montar sua tripulação. Juntando os melhores, a tripulação conta hoje com um espadachim, uma navegadora, um atirador, um cozinheiro, um médico, uma historiadora, um engenheiro e um músico que junto com o capitão formam o poderoso Bando do Chapéu-de-Palha. Sem mencionar que a tripulação é extremamente unida (praticamente uma família), cada um possui um sonho pessoal e todos lutam para que se realize tanto o seu quanto o sonho de todos os demais na melhor definição de "um por todos e todos por um"!

E quanto ao One Piece, esse tesouro é cobiçado por muitos e fez com que inúmeras pessoas se lançassem ao mar para encontrá-lo. Segundo Roger, antes de ser executado, ele afirma ter deixado seu tesouro "naquele lugar", onde especula-se que seja a última ilha da Grande Linha.

Epa! Peraí! Como assim "última ilha" e "Grande Linha" se estamos falando de um oceano? Mas é isso mesmo! No universo de O.P. existem 5 oceanos: o West Blue, North Blue, East Blue, South Blue e cortando esses 4, existe uma faixa oceânica chamada de Grande Linha. Difícil imaginar? Vai aí uma imagem pra tentar clarear! Ali ao meio entre os riscos vermelhos está escrito "Grand Line"

Algo que chama a atenção, também, é o traço extremamente peculiar e individual. A princípio estranha-se. Mas depois além de se acostumar, vemos é extremamente rico em detalhes e que não poderia ser diferente. O enredo, a proposta e os personagens pedem esse tipo de desenho mesmo! Ponto para o Oda!

Um ponto interessante é o fato de que os protagonistas são piratas. Não entendeu? Aos olhos do mundo eles são os vilões, os bandidos, a corja! Piratas não são vistos com bons olhos e são perseguidos tanto pelo Governo Mundial e a Marinha quanto pelos caçadores de recompensa já que existem preços pelas cabeças dos piratas! Ou seja, há uma inversão de valores. Os "vilões" são os bonzinhos e os "bonzinhos" (onde veremos depois que não são tão bonzinhos) são os vilões.

Outro ponto interessante é a tripartição dos poderes: o Governo, os Shichibukais e os Imperadores.

O Governo dispensa apresentações. O próprio nome é auto-explicativo! Os Shichibukais (lê-se "ShiTCHIbukai") são os 7 grandes piratas que pelo fato de serem extremamente poderosos entraram em acordo com o Governo (segundo alguns eles se "venderam" para o Governo) em troca de status e favores, comandando parte da Grande Linha sendo os únicos piratas com poderes legais, já que não há leis que protejam piratas. Por fim, os Imperadores que são os 4 maiores nomes piratas, as maiores lendas vivas que comandam a segunda metade da Grande Linha e que não se curvam a nenhum capricho do Governo Mundial.

Junto a isso vem outro ponto forte que é até um paralelo com o mundo real que é o lance de que tal qual acontece na realidade, por lá os poderosos posam de bonzinhos quando na verdade existem podres por trás e que eles querem ocultar do resto do mundo com aquele velho discurso de manter a ordem e permancerem com o poder nas mãos.

Temas como guerras civis, golpes e segredos de estado, religião, ciência e medicina, conspirações governamentais, ilhas misteriosas e fantásticas, grandes revelações, surpresas inimagináveis, batalhas fervorosas e inúmeros quebra-cabeças dão uma maturidade à obra que associado a: personagens carismáticos, vilões marcantes, extremo senso de humor do autor e a sensação que se transmite de liberdade e vontade de juntar um grupo de amigos e sair por aí ao redor do mundo... Todos esses elementos fazem com que One Piece seja hoje uma das séries mais assistidas e a mais vendida da atualidade (batendo até grandes nomes como Harry Potter!) .


Quem se interessar em assistir, download aqui -> One Piece EX
Clicaí e faça download da maior história sobre piratas da atualidade!

ao som de -> Sixpence None The Richer - Don't Dream It's Over
(pra quem quiser a música, só clicar aí em cima!)
Obg a vc que leu até aqui!

8 comentários:

  1. tah tah eu me rendo!!!
    \o/

    amei a sinopse e a explicação do q é o One piece q vc tanto fala!
    e claro estou baixando agr mesmo!!!


    =**************

    ResponderExcluir
  2. se eu ja te conheço, vc vai gostar pra KCT²²²²²! E aposto q se gostar vai dar valor ao espadachim e a historiadora! =D

    ResponderExcluir
  3. Tio, você é meu capitão =**************************

    ResponderExcluir
  4. e vc é meu braço direito! meu imediato! meu espadachim! e meu KAPI! =DD

    =********

    ResponderExcluir
  5. Wow, Puera-sensei, contou lindamente a incrivel historia do one piece *-*
    Fiquei até com vontade de voltar a ver. \o/

    Abraços,

    Krauser.

    ResponderExcluir
  6. cara muito bom ja to assistindo one piece a um tempão e naum fico um dia sem ve, é bom sabe q tem gente com bom gosto nesse mundo

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem,não resisti aos encantos do "Chapéu-de-palha" e rendo-me,sacrifico cada segundo do meu tempo livre ao lindo aí. Amei o post ----> <3
    e as "nerdices adjacentes" kkkkkkkkkkkkkkk
    #belaspalavras

    ResponderExcluir